terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Da Importância de Programar-se

Inovando... não quer ler? Escute =)

------------------------------------------



Eu estou viajando pela Europa desde o dia 28/12/2010. É o auge do inverno.
Vim pra cá por vários motivos que agora vejo meio confusos na minha cabeça. O motivo principal era um curso, com duração de 3 dias, na Alemanha.
Se fosse mesmo esse o motivo principal não precisaria de 40 dias - agora prorrogados para 50 - por aqui.
Talvez estivesse mesmo precisando de um tempo comigo...
Talvez precisasse desafiar minha capacidade de ficar sozinha, de ver beleza na solidão e de rir comigo mesma.
Eu venci o desafio, até agora, pelo menos.
Resolvi escrever sobre o quanto é importante fazer programações de vida pra conseguir viver as coisas com a intensidade que elas merecem.
O Tempo é um dos maiores adversários numa viagem como essa. Você quer fazer muitas coisas, viver muitas coisas e, do nada, o tempo acaba.
Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas, se pensar bem, não me arrependo por não ter otimizado o meu tempo.
Deixei de visitar lugares e pessoas por não me organizar, mas, por outro lado, ganhei mais tempo em lugares e com pessoas com quem eu queria estar.
A ideia é não sofrer, sob nenhuma hipótese. É pra ser bom! É pra ser a experiência mais incrível da vida.
Mas nem pense em desperdiçar o seu tempo! Eu deixei de viver experiências, que queria muito ter vivido, por deixar o tempo correr solto.
A dica é: Não corra atrás do tempo, corra na frente dele!
Dinheiro também é um grande vilão. Pelo menos pra quem sua pra ganhá-lo, como eu. É importante, muito importante, saber fazer contas. Se o seu objetivo é conhecer os lugares, esqueça de fazer compras. Informe-se sobre o modo mais barato de se locomover e ande muito a pé. Seus olhos deixam de ver coisas lindas dentro do túnel de um metrô.
Saiba seus limites e evite que o dinheiro acabe antes da viagem, sob pena de os dias se tornarem uma tortura.
Evite os lugares com grandes fluxos de turistas. Lá, certamente, tudo será mais caro.
Leve pequenos lanches na mochila. Isso é bem comum por aqui.
Se ficar em um lugar com cozinha, cozinhe.
Mas reserve-se o direito de gozar de pequenos luxos, como um jantar na Torre Eiffel, em Paris, mesmo que, nos dias seguintes, sua alimentação seja baseada em McDonalds.
Anote seus gastos, conte quantos dias faltam pra ir embora e pense duas vezes antes de comprar a bota de neve que só serve pro inverno europeu...
Programe seu corpo! Seus cinco sentidos precisam estar aguçados. Cheiros, cores, sabores, toques e sons estão por toda parte. Preste atenção neles! Você vai andar mais do que costuma, vai comer coisas que nunca comeu (embora esse não seja meu caso, já que não ouso no paladar), vai passar por temperaturas que nunca passou, vai viver um fuso horário, vai dormir pouco... É muita informação!
Programe sua mente! Você vai ver coisas lindas, vai ter vontade de estar com as pessoas que ama, vai ter saudades e vontade de chorar. Mas também vai rir e sentir o coração feliz. Vai sentir calma e paz. Vai ter vontade de explodir e vontade de se recolher. Vai precisar de tranquilidade pra administrar tantas sensações.
Programe seu coração! Você vai ver os casais felizes e vai sentir inveja, vai sentir solidão... Você vai se apaixonar a cada cinco minutos e vai ter que ter o coração forte pra se desapaixonar. Você vai sentir muita saudade, o tempo todo. E, se você se apaixonar de verdade, vai ter que ponderar se vale a pena viver um amor a distância. Quase nunca vale...
Se o seu coração não estiver preparado, não vai adiantar ter Tempo nem Dinheiro.
Se o seu coração não estiver preparado, você não vai saber aproveitar nenhuma das sensações incríveis ao seu redor.
Pra mim, é o mais importante: Preparar o Coração!
E boa viagem!

=)

PS: Música de Fundo do Áudio "Paris, Texas", Gotan Project


4 comentários:

Pati disse...

Que lindo, e que máximo passar tanto tempo na Europa! E você tem razão... se o coração não estiver preparado não vale o tempo nem o dinheiro (:
Beijinhos!

Lesma de sofá disse...

"A idéia é não sofrer"

Isso rege uma vida inteira!
Ai que saudades de vc, bebê.
bjs e amores mortos de orgulho!

Laís disse...

Parabéns!!!
Anda escrevendo cada vez melhor hein?!
Parece estar curtindo mto td isso...rs
Volta logo...
Me prometeu um suco...rs
bjo

Anônimo disse...

Aah Claudinha *-* que coisa mais linda. Eu gostei muito. Só toma cuidado com essas suas paixões de 5 em 5 minutos.. haha, vai que.. né? Então, PARABÉNS! Assim como eu, tenho certeza que umonde pessoas amam seus textos. Um motivo pra vc não parar de escrever. TE Amo, bonequinha! - Vick.